quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Rodin, Homem e Gênio" atrai público variado e dissemina a educação artístico-cultural-histórica francesa




(Foto: Jornal ATARDE)  

Obra "O Pensador" do artista francês Auguste Rodin foi esculpida pela primeira vez por volta de 1880.

  
Inaugurada há quase um mês, a exposição de 66 obras (62 em gesso e 4 instaladas nos jardins) "Rodin, Homem e Gênio", no Palacete das Artes, no bairro da Graça, atrai a atenção de crianças de classe média, jovens de escolas públicas e idosos, fomentando o culto à arte e à cultura francesa, além de propiciar maior geração de renda e visibilidade ao turismo baiano.

"Assim como a dança e a música, as artes plásticas e as artes visuais representam suma importância ao estímulo à arte e à prática da pintura, principalmente para os jovens de baixa renda", afirma o assessor de comunicação do Palacete, Marlon Marcos, que respondeu pelo Setor Educativo, no momento da entrevista.

No entanto, "Rodin, Homem e Gênio" divide opiniões e causa polêmicas entre os visitantes, como no caso do estudante de Administração Eduardo Medeiros Guimarães, 18, que já frequentou outras exposições de Rodin fora do país.

"A exposição é fraca e limitada, quando comparada à estrutura e às melhores condições de preservação do Museu Rodin de Paris, além de não se adequar ao perfil do público baiano, que não possui conhecimento deste tipo de arte tão elaborada", opina Guimarães.

Já o funcionário público Joliel Junior, 38, discorda e acrescenta: "acho esta exposição extremamente relevante para a cultura artística baiana e nem todo mundo aqui na Bahia desconhece as obras de Rodin."

Cursos e laboratório

Também chamado Museu Rodin Bahia, o Palacete das Artes promove, entre outras ações, cursos de teoria e história da arte, discussões filosóficas, bem como apresentações musicais e teatrais.

Em breve, irá oferecer um novo Laboratório de Arte para a realização de oficinas de iniciação em Artes Plásticas, com ênfase em esculturas, a alunos da rede pública e privada.

A exposição, que está em regime de comodato (empréstimo provisório pelo governo francês) permanecerá em Salvador até outubro de 2012 e conta com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura (SECULT) e da coordenação do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC).

Algumas das famosas obras de Auguste Rodin (1840-1917), como "O Beijo" e "O Pensador" podem ser vistas de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita e sem classificação indicativa.
Mais informações pelo número (71) 3117-6986.

Vale a pena conferir! Pois, como já dizia o próprio artista francês "A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma."

Nenhum comentário: