terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mesmo sem parcerias, "JAM no MAM" completa 10 anos de sucesso




(Crédito: Menotti) 

Ambiente agradável aliado à boa qualidade musical. Estes são alguns ingredientes de sucesso da "JAM no MAM."


Há três meses, a "JAM no MAM" completou uma década de realizações, apesar de algumas dificuldades enfrentadas, como a falta de incentivos e apoios financeiros.

"Por incrível que pareça nós não temos nenhuma parceria, a não ser um apoio do Estado que banca uma estrutura mínima para o projeto", afirma o irreverente guitarrista, Paulo Mutti, da banda de base do evento.

Além da falta de incentivos, a cobertura midiática também é precária na avaliação de Mutti, havendo somente a presença de uma única emissora (TVE) durante todas as edições anuais do evento.

Composta atualmente por seis integrantes, entre eles, Paulo Mutti (guitarra), André Magalhães (piano) e André Becker (saxofone), a banda Base é guiada pelo ritmo norte-americano, jazz, no formato “jam session”: tema e improvisação da música popular, trabalhada a partir de uma linguagem e roupagem próprias utilizadas pelos músicos.

A inexistência de ensaios, convidados, públicos e de repertórios fixos também caracterizam e consolidam o diferencial da "JAM no MAM."

"Aqui acontece de tudo. Já tivemos a participação da Orquestra Rumpilezz, de dois rapazes da Coréia que lutaram na Guerra do Iraque, de um grupo de africanos e recentemente, de um trompetista cubano", lembra Mutti.

Plateia aprova

O projeto reúne a cada sábado um público bem variado, que abrange cerca de 1.300 pessoas, chegando a alcançar no Verão uma média de 2.700. Sejam eles assíduos ou não, grande parte dos visitantes tem uma boa impressão do evento.

A professora Ana Clara Rebouças, 29, é frequentadora assídua. "Já perdi as contas de quantas vezes vim aqui. A periodicidade, o ambiente agradável, o preço acessível e a boa qualidade musical contribuem para a popularização e para o sucesso do evento."

O representante territorial de cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), Anderson Silva, 26, concorda e acrescenta: "o projeto é muito interessante e de extrema relevância, porque atrai públicos diferenciados, dissemina a cultura, propicia a geração de renda e entretenimento à comunidade local, além de servir como incentivo, como um projeto piloto para o surgimento de outros, semelhantes a este."

Sempre aos sábados

Ainda não há uma data prevista para o término do evento, afinal, como dizia o saudoso pianista, Louis Armstrong, "Os músicos não se aposentam - param quando não há mais música em seu interior."

A "JAM no MAM" acontece sempre aos sábados (com exceção para o sábado de Carnaval), das 18h às 21h, no estacionamento inferior do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), localizado no Solar do Unhão, Av. Contorno.


Os ingressos custam R$ 2,00 (meia) e R$ 4,00 (inteira) e não há classificação indicativa. Mais informações pelo número (71) 3117–6065.

Nenhum comentário: